blog pavei

Conheça 4 perguntas frequentes sobre o mercado imobiliário

abril 7, 2022

Quando alguém decide comprar um imóvel é normal que diversas dúvidas sobre o assunto apareçam. Quais os cuidados, na planta x pronto, documentações, negociação. Tudo isso são pontos de incertezas das famílias na hora de comprar um imóvel.

E isso é normal! Afinal, comprar um imóvel é um momento de alto investimento e, por muitas vezes, comprar um imóvel significa utilizar as economias de muitos anos de trabalho. Ainda, são diversos detalhes que você precisa se preocupar na hora de comprar um imóvel. 

Por isso, hoje, nós queremos lhe ajudar! Separamos quatro perguntas frequentes dos clientes na hora de fechar negócio. 

 

Quais os principais cuidados na hora de comprar um imóvel?

Primeiro, defina se o imóvel que você irá adquirir será novo ou usado. Se na planta ou pronto para morar. Após isso, se você optar por um imóvel novo ou na planta, procure saber a qualidade das entregas da construtora responsável pelo imóvel escolhido. Faça pesquisas sobre a tradição e a satisfação dos clientes a respeito da construtora. Se for um imóvel usado, faça diversas vistas, quantas vezes forem necessárias. Certifique-se de que não há nenhuma avaria, conheça a estrutura do imóvel escolhido. 

 

Quanto irei gastar com documentação?

As despesas com a documentação costumam corresponder a 5% do valor do bem financiado, além dos gastos com os registros nos cartórios e o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI). No Rio Grande do Sul, o valor do ITBI é de 3% do valor de mercado do imóvel ou do valor declarado.

 

É melhor fazer a negociação sozinho ou via imobiliária?

Fazer a negociação de um imóvel, às vezes, pode não ser tão fácil assim. Afinal, são diversos detalhes em que você precisará se preocupar. Muitas construtoras possuem seu time interno de vendas que poderão te auxiliar em cada passo desde o interesse até a assinatura do contrato. Entretanto, se você for comprar um imóvel usado, a indicação é que procure um profissional especializado para que reduza as chances de erro e problemas futuros.

 

Quando a economia entra em crise, devo esperar para comprar um imóvel?

Não. Os especialistas no assunto apontam que o mercado está se estabilizando em um equilíbrio entre a oferta e a procura. Essa ação faz com que os preços dos imóveis se elevem. Por isso, a orientação é que, se você tem interesse na compra de um imóvel, essa é a hora. Estamos em um bom momento para a compra de um imóvel.  

 

Estamos aqui para te ajudar

A Pavei Empreendimentos está há mais de 20 anos no mercado da construção civil. Já construímos e entregamos mais de 530 mil m². Nossa história é escrita em Santa Catarina e  Rio Grande do Sul. Temos um time de excelência que está pronto para lhe ajudar na hora de comprar o seu imóvel. Ficou interessado? Quer saber mais? Fale conosco clicando aqui. 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM